Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Seminario Alemplus no IGF

Ontem, dia 13 de novembro, realizou-se com sucesso o Seminário organizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (IBICT/MCT). As apresentações e debates, de alto nível técnico, discutiram os temas de “Acesso Livre ao conhecimento científico nos paises lusofonos” e o “multilingüísmo”. O conteúdo de todas as apresentações estão disponíveis no sitio eletrônico http://www.ibict.br/alemplus/ . Estiveram presentes representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e do Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).  Em breve reunião que precedeu o seminário, tais representantes trocaram impressões sobre as perspectivas de articulação dos países de língua portuguesa para a promoção do acesso livre ao conhecimento científico e o fomento à produção e ao acesso de conteúdos digitais lusófonos. Desse breve debate, caberia destacar a concordância sobre a necessidade de que ações concretas de cooperação, ainda que na forma de projetos pilotos, ocorram de maneira paralela à consolidação do diálogo político sobre o assunto. Nesse sentido, resultaram os seguintes consensos: 

·        Estabelecer dialogo técnico com vistas à formação de rede permanente de instituições dedicadas ao tema; 

·        Promover esforços junto aos respectivos governos para identificação, no mais curto espaço de tempo possível de pontos focais nacionais a quem caberá coordenar esforços e intercambiar informações para criar condições técnicas para assunção de compromisso nesta área entre seus respectivos Governos, no âmbito da CPLP; 

·        Entender que proposta do Governo Brasileiro intitulada “Protocolo de Intenções entre os Governos integrantes da CPLP para a união de esforços no sentido de compatibilizar suas bases de dados e informações em acesso livre, como forma de facilitar a disseminação e o acesso à produção científica e cultural originada nos países de língua portuguesa” constitui uma base sólida para futuras negociações tendo em vista o aludido compromisso sobre o Acesso Livre ao Conhecimento Científico nos Estados-membros da CPLP;  O IBICT e a Universidade do Minho comprometeram-se a oferecer, assistência técnica para a promoção de iniciativas nesse campo nos países integrantes da CPLP.  Ao final da reunião, todas as organizações presentes reafirmam seu empenho em trabalhar para, conjuntamente, promover a expansão dos repositórios de acesso livre no espaço da CPLP.

Anúncios

novembro 14, 2007 - Posted by | Sem categoria |

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: