Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Eliminando possíveis desconfianças e incertezas

Na semana passada, estivemos, o diretor do Ibict e eu, Prof. Emir José Suaiden, em reunião com dois dos secretários do Ministério da Ciência e Tecnologia: Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC) e Secretria de Política de Informática (SEPIN). Em ambas as reuniões, foram tratados assuntos relacionados com as ações do Ibict no contexto da informação científica e tecnológica.

Aproveitei esta oportunidade para externar a preocupação que tenho sentido no seio da comunidade científica, em especial de alguns setores, relacionados à possibilidade de o Brasil, ao abrir o acesso ao conhecimento científico gerado aqui, oferecer de bandeija os resultados das nossas pesquisas, possibilitando aos setores públicos e privados, principalmente, os estrangeiros, a cópia e/ou patenteamente de alguns desses resultados.

É evidente, como tenho defendido por diversas vezes, que, efetivamente, não é o acesso livre à informaçãoc ientífica que vai entregar os nossos resulados de pesquisa a outrem, uma vez que quem escreve é o próprio pesquisador. Além disso, estarão depositados nos respositórios institucionais de acesso livre tudo o que já foi publicado. Não estamos propondo nenhuma nova alternativa de comunicação científica, ou nenhum novo modelo de negócio de comunicação científica.  Portanto, não são as ações e iniciativas visando o livre acesso ao conhecimento que vai entregar os nossos resultados de pesquisa. Mas é preciso a criação de mecanismos, crieo eu, no contexto da lei de inovação, para que se previna contra essas possibilidades.

É sabido que a Agência Brasileira de Inteligência vem trabalhando essa questão, mas é preciso que o goveno brasileiro adote ou crie determinados meacanismos de proteção. Assim, aproveitei a oportunidade oferecida por essas duas reuniões para discutir e sensibilizar os nossos dirigentes para o problema que é colocado e que não pode ser entendido como uma possível conseqüência das iniciativas do acesso livre ao conhecimento científico.

Anúncios

agosto 6, 2007 - Posted by | Sem categoria |

3 Comentários »

  1. Alô Kura,
    É bom vê-lo bem adaptado ao wordpress.
    Aqui no MinC estamos usando a plataforma em inúmeras situações, e estamos nos preparando para adaptá-la ao gerenciamento do website institucional.
    Muito bom seu artigo no Observatório. Está publicado também no MinC.
    Saudações,
    e seguimos conversando.

    Comentário por José Murilo Junior | agosto 6, 2007 | Responder

  2. Olá Murilo,

    estou gostando das funcionalidades que o WordPress oferece aos seus blogueiros. Ainda estou aprendendo, e já descobri uma série de facilidades interessantes. A possibilidade de vc alterar a apareência de forma rápida e fácil é impressionante. Mas preciso aprender algumas coisas como: como inserir o Google Analytics e outros contadores.

    Um abraço
    Kura

    Comentário por kuramoto | agosto 11, 2007 | Responder

  3. Prezado Kuramoto e demais colegas, dado o desenvolvimento deste debate, achei por bem escrever novamente, tentando clarificar alguns pontos. O texto está disponível na Revista ExtraLibris, em: http://extralibris.info/artigo/100. Abs

    Comentário por Alex | setembro 5, 2007 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: