Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

A terceira lei de Newton e o Acesso Livre ao conhecimento

É incrível a reação negativa proveniente de alguns setores da comunidade científica que, em princípio, deveriam ser favoráveis às iniciativas em prol do acesso livre à informação científica. No mês de julho próximo passado, foi publicado, no site Observatório da Imprensa, a seguinte matéria: Repositórios Digitais: Limitação, retrocesso, futilidade e algumas suspeitas. Esse artigo é uma reação negativa ao Projeto de Lei 1120/2007. Como não poderia deixar de ser, elaborei uma resposta a essa reação publicando, no mesmo site, a seguinte matéria: Repositórios Digitais: Abertura, visibilidade, liberdade e muitas certezas. Segundo Dr. Tarcisio Della Senta, presidente da Fundação UNDL, todos nós gostamos de ter acesso àquilo que os outros escrevem, mas nunca nos preocupamos em dar acesso aos outros àquilo que escrevemos. É interessante essa percepção, que faz parte da cultura vigente em nossa comunidade. Mas,  o movimento do acesso livre propõe iniciativas que deve modificar esse paradigma. Os novos tempos, suportado pelas iniciativas do movimento do livre acesso ao conhecimento, permitirão a todos o acesso a tudo o que é publicado, por nós ou pelos outros.

Anúncios

agosto 5, 2007 - Posted by | Sem categoria

1 Comentário »

  1. Boa noite!
    Sou estudante do curso de Biblioteconomia na UnB e, para tema da minha monografia de conclusão do curso, escolhi os Open Archives. Devido a isso, tenho lido vários artigos de sua autoria, o que vêm me auxiliando enormemente em minhas pesquisas e o que me “rendeu” uma grande admiração pelos seus trabalhos.
    Pesquisando, mais uma vez, sobre os arquivos avertos, encontrei um link com o artigo do sr. Alex Mota, o que me deixou perplexa com o fato de existirem pessoas que escrevem críticas (sem fundamentos) sem nem mesmo procurarem se aprofundar sobre o assunto! No momento me deu vontade de simplesmente enviar, a esse autor, um link com algum dos artigos escritos pelo senhor. No entanto, logo em seguida vi o seu artigo no mesmo site.
    Gostaria de parabenizá-lo pela resposta, muito bem escrita e que não deixa nenhuma dúvida sobre as reais intenções e benefícios dos Repositórios digitais!

    Atenciosamente,Fernanda.

    Comentário por Fernanda Droescher | agosto 26, 2007 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: