Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Veja a repercussão provocada pelo PL 1120/2007

Com o objetivo de obter apoio ao Projeto de Lei 1120/2007, foi criada uma petição. Como esperado, esse PL vem obtendo apoio, inclusive da comunidade científica internacional. Conforme matéria publicada em 02 de junho de 2006, nesse blog, o endereço dessa petição é:
http://www.petitiononline.com/PL1120/petition.html

Talvez seja ainda prematuro medir esse apoio, mas o fato é que, hoje, dia 07 de junho de 2007, às 11:20, quatro dias após o lançamento da petição, e considerando ainda que nesses quatro dias, dois foram um fim de semana, tem-se um total de 585 assinaturas. Isso é, simplesmente, esplêndido, se considerarmos que o tema atinge, diretamente, apenas uma camada restrita da sociedade, a comunidade acadêmica e científica.

No entanto, os benefícios advindos desse PL têm impacto em toda a sociedade, tendo em vista que esse PL contribuirá decisivamente para o desenvolvimento científico, social e econômico do país. É imporantante lembrar também a sua contribuição para a inclusão cognitiva de nossos pesquisadores, dando-lhes a importante e necessária visibilidade que hoje não se tem. Trata-se,portanto, de uma iniciativa em prol da inclusão social, considerando de um ponto de vista mais holístico. Seguem, algumas reações da comunidade internacional:

Stevan Harnad: (um dos principais líderes do movimento Open Access no mundo)

  • Felicitações para esta iniciativa esplêndida. Se for adotada com sucesso, será um modelo para o mundo inteiro. (palavras originais desse líder)

Arthur Sale: (Professor da Universidade de Tasmania, Austrália)

  • I completely support this petition and urge that it be adopted as a major step to making Brazilian research more accessible. Arthur Sale, University of Tasmania. Australia

Barbara Kisop (SHERPA/DRIVER, Reino Unido)

  • The Electronic Publishing Trust for Development strongly supports the establishment of open access Institutional Repositories for the support of science in developing countries.

Chris Rust:

  • As a British academic I applaud this initiative which shows Brasil leading the way in making publicly funded research freely available to the public.

Leslie Chan: (Presidente do Bioline International)

  • I strongly support the Proposed Law to mandate open access for research publications resulting from publicly funded research. The proposal to set up institutional repositories in all public institutions of higher education is a highly progressive one and will set Brazil as the leader in the open access movement, not only in Latin America, but among the world.

No âmbito nacional, obteve-se apoios expressivos como o do Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que, inclusive nos informou sobre as iniciativas do INPE relacionadas com o tema do PL 1120/2007, dando um depoimento muito interessante, comentando sobre a importância do PL e da experiência daquele instituto, dando conta de que a visibilidade que as informações produzidas ganharam após o seu depósito em repositórios de acesso livre.

Um outro comentário digno de ser mostrado é o de Paulo Henrique de Assis Santana. Para quem não o conhece e, na área de ciência da informação são poucos aqueles que não o conheçam, trata-se de um especialista em informação e em ciência da computação, além de ter sido o idealizador e coordenador da implantação da plataforma Lattes no CNPq, à época em que era Superintendente de Informática daquele conselho, hoje esse renomado especialista está no Ministério do Meio Ambiente. Paulo Henrique comenta : “Consideramos a proposta um avanço extraordinário. Merece ser aprovada o quanto antes, posto que tal tipo de disseminação já deveria haver sido proposta e aprovada há muitos anos”.

Não poderia deixar de mencionar o apoio de ex-diretores do Ibict como Antonio Agenor Briquet de Lemos e Marisa Bräscher, atual presidente da ANCIB.

Esse espaço torna-se pequeno para comentar as diversas reações, o que nos leva a recomendar que o leitor dedique um tempo a observar toda a lista de assinaturas na petição. Aguarda-se, ainda, que outros renomados especialistas de informação venham dar o seu apoio ao PL, subscrevendo a petição.

Anúncios

junho 7, 2007 - Posted by | Sem categoria |

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: