Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Teses e dissertações brasileiras depositadas na BDTD têm visibilidade nacional e internacional

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) assinou recentemente um termo de cooperação técnica com a Online Computer Library Center (OCLC), por meio do qual, encaminhará todos os registros de teses e dissertações para depósito na sua base WorldCat, um dos maiores bancos de dados bibliográficos com mais de 1 bilhão de itens de informação.

Assim, as teses e dissertações brasileiras depositadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) serão acessadas em nível nacional e internacional. É importante salientar que mesmo antes de assinado esse termo de cooperação técnica, as referidas teses e dissertações já eram acessíveis internacionalmente via dois grandes repositórios internacionais: a Networked Digital Library of Theses and Dissertation (NDLTD) e o Scirus. Essa internacionalização das teses e dissertações depositadas na BDTD só foi possível graças à consistência técnica e tecnológica do sistema de informação da BDTD. Esse sistema utiliza padrões e protocolos adotados internacionalmente.

A BDTD hospeda cerca de 42 mil teses e dissertações, em texto integral, de 57 universidades brasileiras, públicas e privadas. Apesar da duplicidade de esforços, em nível nacional, essa biblioteca vem consolidando diariamente. Nos próximos três meses esse número de universidade subirá para mais de 70 universidades.

A alta interoperabilidade da BDTD, traduzido por essa internacionalização das suas teses e dissertações, tem sido um forte argumento para que cada vez mais universidades se integrem à BDTD, beneficiando-se a um baixíssimo custo, praticamente zero, e sem qualquer imposição. Em outras palavras, o Ibict transfere toda a tecnologia para construção de uma biblioteca digital de teses e dissertações local, gratuitamente, dando, inclusive treinamento para que as universidades, mais do que depositarem as suas teses e dissertações na BDTD, hospedem a sua própria biblioteca digital de teses e dissertações localmente.

Anúncios

maio 5, 2007 - Posted by | Sem categoria |

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: