Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Acesso Livre no Brasil: estágio atual

Apesar de longo período de inatividade no meu blog, trabalhei em diversas ações preparatórias para promover maior sensibilização da comunidade científica quanto à importância do acesso livre ao conhecimento.

Foi submetida, e aprovada, uma proposta de realização de um encontro aberto no âmbito da 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, principal evento da comunidade científica que reúne pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ancib) submeteram a proposta de um encontro aberto à SBPC, sob o título de: “Publicar ou Perecer: Acesso Livre é Sobreviver”.

A 59ª Reunião Anual da SBPC será realizada no período de 08 a 13 de Julho de 2007, em Belém do Pará, na Universidade Federal do Pará (UFPa). Até o presente momento, não está ainda definida a data exata de realização do encontro aberto.

No entanto, o formato do encontro e os palestrantes já estão definidos. O encontro terá um moderador, a Profa. Dra. Marisa Bräsher e 5 palestrantes: Profa. Dra. Sely Costa, Prof. Dr. Hélio Kuramoto, Prof. Dr. Stevan Harnad, Dr. Abel Packer e o Prof. Dr. Imre Simon.

Além desse evento, o Ibict articula junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia, ao Ministério das Relações Exteriores, à Fundação Alexandre Gusmão, um workshop com representantes de todos os países de língua portuguesa e com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), o qual tem o propósito de formalizar um acordo multilateral de cooperação técnica com base na carta Compromisso do Minho.

Do ponto de vista técnico, os técnicos do Laboratório de Metodologias para o Tratamento e Disseminação da Informação do Ibict, sob a coordenação da Dra. Bianca Amaro de Melo, estão ultimando aperfeiçoamentos no portal Oasis.Br, o qual em breve terá um novo lay-out. Foi também criado um grupo de trabalho, denominado Mercúrio que tem o propósito de elaborar uma metodologia para construção de repositórios institucionais. Participam desse grupo: diversos especialistas e professores representando a Universidade de Brasília, o Superior Tribunal de Justiça, a Universidade Católica de Brasília e o próprio Ibict.

Anúncios

abril 28, 2007 - Posted by | Sem categoria |

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: