Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Workshop on Electronic Publishing and Open Access

Realizou-se nos dias 2 e 3 de novembro de 2006 o Workshop on Electronic Publishing and Open Access. Esse evento reuniu pesquisadores e formuladores de políticas provenientes, em sua grande maioria, dos países em desenvolvimento.

Como resultado das discussões e reflexões realizadas nesse evento, foi publicado um modelo denominado “A National Open Access Policy for Developing Countries“.

Infelizmente, nenhum representante do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) participou desse importante evento. Em função das diversas iniciativas que o Ibict vem realizando, o seu olhar fica muito restrito às ações voltadas para dentro do país. Creio ser chegada a hora de nos voltar para disseminar as nossas ações e dar visibilidade a elas, e dando continuidade às iniciativas programadas no Brasil.

O Ibict, enquanto órgão de abrangência nacional responsável pela informação científica no país, subordinado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), é uma instituição contribuidora no processo de formulação de políticas. É importante ressaltar que o Ibict vem propondo, já faz algum tempo, uma política nacional de acesso livre à informação científica. A base para essa política foi lançado na forma de um manifesto: o Manifesto Brasileiro de apoio ao Acesso Livre à Informação Científica.

Esse manifesto foi elaborado pela Profa. Sely Costa, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília e Especialista em Comunicação Científica, em parceria com o autor deste blog. Esse documento foi elaborado em meados do mês de agosto de 2005 e lançado por meio de uma videoconferência em 13 de setembro de 2005.
O modelo lançado pelo Workshop de Bangalore não difere muito das bases lançadas no Manifesto Brasileiro.

Portanto, o referido manifesto já antecipava ações e propostas que somente agora vêm sendo propostas em nível mundial.

Anúncios

janeiro 1, 2007 - Posted by | Sem categoria |

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: