Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Acsso Livre: a luta continua II

Continuando a falar das mesas redondas coordenadas pelo autor deste blog, em seguida à primeira mesa, tivemos a segunda que tinha como tema Repositórios Institucionais e Eqüidade no Acesso e Fluxo de Informação.

Essa mesa contou com a participação de Eliane Pereira dos Santos (CGDI/MS), Ilma Horst Noronha (Fiocruz) e Sely Maria de Souza Costa (UnB).

Eliane e Ilma apresentaram as suas experiências com repositórios institucionais em suas respectivas instituições (SUS/MS e Fiocruz) e a Profa. Sely discutiu a questão do acesso livre, das vias Verde e Dourada e dos repositórios, ressaltando a importância de as bibliotecas universitárias liderarem a construção desses repositórios. Sely falou também da iniciativa da UnB e parceria com o Ibict na construção do repositório institucional daquela universidade.

Esta segunda mesa redonda teve um debate mais acalorado, no qual tive a oportunidade de falar das iniciativas do Ibict e conclamar a todas a Bibliotecas Universitárias a liderarem a questão do acesso livre nas universidades. Tornando-se, assim, a unidade responsável por delinear e instituir uma política institucional de acesso livre nas universidades. Essa ação dará às bibliotecas universitárias um papel de maior responsabilidade e inovador, uma vez que elas deixam de ser um simples prestador de serviços para assumir a missão de registrar e disseminar a produção técnico-científica da universidade, possibilitando, assim, desenvolver a gestão do conhecimento e dar visibilidade às atividades da respectiva universidade.

Um sinal de que essa mesa teve um debate mais acalorado é o fato de o público ter permanecido no auditório por 40 minutos após o horário previsto para ser concluído (17 horas).

Anúncios

outubro 25, 2006 - Posted by | Sem categoria |

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: