Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

O modelo Open Archives: como funciona?

O modelo Open Archives é um conjunto de padrões, protocolos e ideais para o estabelecimento de interoperabilidade entre dois ou mais repositórios digitais.

Um dos padrões estabelecido nesse modelo é o OAI-PMH – Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting. Trata-se de um protocolo para realizar a coleta de metadados dos registros de um repositório. Esse protocolo realiza a coleta de metadados com base no padrão de metadados Dublin Core sem qualificadores. No entanto, é possível adaptar esse protocolo a outros padrões de metadados.

Nesse contexto, observa-se a existência de dois atores: 1) aquele repositório que expõe os seus metadados para que sejam coletados por outro repositório; 2) aquele que faz a coleta dos metadados em um outro repositório. Esses dois atores são denominados, respectivamente de Provedor de Dados (Data Provider) e Provedor de Serviço (Service Provider).

O Provedor de Dados é aquele que hospeda um repositório para que os seus usuários depositem os seus documentos. O Provedor de Serviço é aquele que faz a coleta de metadados em um ou mais repositórios e fornece serviços de informação com valor agregado, por meio dos metadados coletados.

Uma outra característica do modelo Open Archives é o auto-depósito ou auto-arquivamento. Significa dizer que são os próprios autores quem faz o registro dos metadados e upload do documento em texto-integral. Em princípio, alimentação é realidada diretamente pelo autor, não necessitando de um terceiro para realizar essa tarefa. Óbviamente que se pode definir uma política de alimentação do repositório em que um técnico de informação realiza a alimentação do repositório. Portanto, trata-se de uma flexibilidade e de mudança na forma tradicional de alimentação de uma base de dados ou biblioteca digital.

O esquema funcional do modelo Open Archives é mostrado nno esquema abaixo.

Anúncios

setembro 23, 2006 - Posted by | Sem categoria |

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: