Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

O modelo Open Archives: para que serve?

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) adotou esse modelo como referência para todos os seus projetos de criação de bibliotecas e repositórios digitais. Assim a Biblitoeca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) foi implantada utilizando esse modelo, e da mesma forma, o Instituto vem transferindo diversos pacotes de software para a construção de repositórios institucionais, temáticos, além de publicações científicas eletrônicas, os quais utilizam esse mesmo modelo. Por que a adoção desse modelo?

Antes de mais nada, Open Archives é um modelo de interoperabilidade. Portanto, é um modelo constituído de um conjunto de padrões e ideais que visa facilitar o acesso à informação e principalmente a interoperação entre um repositório digital e outro. Ou seja, o uso dos padrões definidos nesse modelo permite que se integre um ou mais repositórios, facilitando ao usuário, o acesso às informações constantes nesses repositórios.

Que facilidades esse modelo proporciona? Talvez a melhor forma de responder a esta pergunta seja por meio de um exemplo. Se um usuário estiver procurando por alguma tese ou dissertação que trate do tema “ESTRUTURA DA PROTEINA ALBUMINA 2S DA CASTANHA-DO-BRASIL” e não existisse a BDTD ou qualquer outro repositório integrando todas as teses brasileiras, esse usuário teria que buscar esta informação em cada uma das universidades brasileiras.

Com o uso da BDTD o usuário terá acesso a todas as teses e dissertações defendidas nas universidades integradas à BDTD. Se o usuário quiser mais ainda, se ele estiver interessado não apenas em teses e dissertações, como fazer? Nesse caso, o Ibict oferece um serviço de busca por meio do portal Oasis.Br, o qual também utilizando o modelo Open Archives, permite ao usuário o acesso integrando tanto a teses e dissertações, quanto a papers publicados em repositórios institucionais e temáticos, além de publicações científicas eletrônicas.

Anúncios

setembro 22, 2006 - Posted by | Sem categoria |

1 Comentário »

  1. Muito interessante o Open Arquives. Estou me interessando muito pelo assunto. Sou estudante de biblioteconomia e no momento estou realizando um trabalho acima do assunto. E este blog é uma das fontes de maior critério e importância.
    Obrigado!!!

    Comentário por Jefferson Patrick | maio 16, 2009 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: