Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Análise da notícia 1: Comparação BDTD x Portal Domínio Público

O crescimento da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), nos últimos 15 dias, foi de 1027 teses e dissertações (t&d). O Portal Domínio Público apresentou um crescimento de 654 t&d nesses mesmos 15 dias.

Fazendo-se uma simples operação de multiplicação, é fácil verificar que o Portal Domínio Público registraria um total de 18.980 t&d por ano. Enquanto que a BDTD, pela taxa de crescimento observada, chegaria ao total de 29.640 t&d registradas.

Portanto, a metodologia da BDTD não parece ser tão lenta quanto se chegou a pensar. Deve-se, levar em conta que a BDTD implantou a sua metodologia apenas em cerca de 20 % das Institutições de Ensino Superior (IES) mantenedoras de programas de pós-graduação.

É bom verificar que a soma das duas taxas de crescimento proporcionaria uma totalização de 48.620 t&d registradas no ano. Segundo a Coodernação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Brasil produz, hoje, cerca de 50.000 t&d por ano. Verifica-se, portanto, que a unidade de esforços poderia rapidamente atingir a meta que é o registro e a disseminação do total da produção brasileira de t&d.

Anúncios

setembro 21, 2006 - Posted by | Sem categoria |

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: