Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Acesso livre à informação científica: um papel do Estado?

A observação contida no relatório do Comitê de Ciência e Tecnologia do Parlamento Britânico[1], considerando que o investimento público contribui em pelo menos três momentos da cadeia de produção de uma revista científica, revela a participação do setor público na comunicação científica e levanta a hipótese de que o Estado possa comparecer mais vezes nessa cadeia:

“… o investimento público normalmente contribui para o setor em pelo menos três momentos da cadeia de produção: ao financiar a pesquisa propriamente dita, ao financiar os pares que vão avaliar o conteúdo dos artigos propostos (já que, em geral, os pareceristas não são remunerados pelas revistas) e ao financiar a compra das revistas pelas bibliotecas.”

Não devemos esquecer que os pesquisadores são induzidos pelo próprio Estado, uma vez que os pesquisadores melhores avaliados são aqueles cuja produção científica inclui papers publicados em periódicos científicos altamente qualificados. Esses periódicos são normalmente aqueles provenientes de editoras comerciais.

Portanto, salvo melhor juízo, não basta que as revistas científicas adotem uma política de acesso livre. É preciso mais: que o Estado e os pesquisadores sejam sensibilizados para o problema do acesso livre à informação cientifica. Somente o Estado e os pesquisadores podem mudar a comunicação científica tradicional. O por quê dessa assertiva? Por dois motivos: 1. Os pesquisadores, porque são eles quem produzem os papers. 2. O Estado, porque é quem, no final das contas, mantém as publicações periódicas, mesmo aquelas comerciais.

Nesse sentido, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) vem desempenhando importante papel na implantação do acesso livre à informação no país.

[1] BritânicoHOUSE OF COMMONS. SCIENCE AND TECHNOLOGY COMMITTEE. Scientific Publications: Free for All? Londres: 2004. p. 37

Anúncios

setembro 4, 2006 - Posted by | Sem categoria |

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: