Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Acesso livre não é sinônimo de má qualidade

Participei na última quinta-feira, dia 10/08/2006, do IV Workshop da Associação Brasileira de Editores Científicos, realizado em Juiz de Fora. Fui convidado a ministrar uma palestra sobre o Movimento do Acesso Livre. Vejam essa apresentação clicando aqui.

Fiquei contente e agradecido à ABEC pelo convite para participar desse workshop, oportunidade para fazer contatos e discutir ações integradas entre ABEC e o Ibict com relação à publicações eletrônicas, em especial os periódicos científicos nacionais.

Além dessa oportunidade, devo ressaltar também o espaço criado para discutir a questão do acesso livre à informação científica e esclarecer dúvidas ainda existentes por parte de alguns especialistas. Estes, assumem que os repostiórios de acesso livre não tem peer-reviewing e que, portanto, não possuem a mesma qualidade das tradicionais revistas científicas.

Essa é uma questão que tem aparecido de forma recorrente em todos os lugares nos quais faço apresentação sobre os Open Archives e o acesso livre à informação científica.

Dessa forma, acho importante, colocar essa questão e discutí-la com o propósito de esclarecê-la, para tanto, é salutar fazer algumas considerações prévias:

  • o novo modelo de comunicação científica observa todos os fundamentos da tradicional comunicação científica;
  • esse novo modelo tem como pressuposto, a mudança do suporte, no lugar das tradicionais revistas científicas impressas, esse modelo propõe o uso da mídia eletrônica. Portanto, a cadeia da comunicação científica fica inalterada;
  • o depósito de papers nos repositórios de acesso livre pode ser tanto de pré-prints quanto de pós-prints. Portanto, a qualidade dos repositórios é dependente da política de informação de cada provedor de dados;
  • Conforme Jean-Claude Guédon, um levantamento realizado por um projeto denominado Romeo (Rights Metadata for Open Archiving), o resultado desse levantamento sugeria duas estratégias para o acesso livre à informação: green road e gold road. Foi publicado como resultado desse lavantamento, uma lista de publicações periódicas eletrônicas de acesso livre (os quais possuiam uma indicação com a cor ouro) e uma outra lista de editores com a indicação na cor verde;
  • A estratégia gold road segue os fundamentos estabelecidos pela comunicação científica tradicional, ou seja, todas possuem peer-reviewing;
  • A estratégia green road reúniam: 1) as editoras que permitem que os pré-prints possam ser depositados nos repositórios (verde claro); 2) as editoras que permitem o depósito dos papers (pós-prints), portanto, os artigos passaram pela avaliação pelos pares (peer-reviewing) – verde médio; 3) as editoras que permitem o depósito tanto de pré-prints quanto de pós-prints – verde escuro.
  • É importante que os provedores de dados, ou as instituições mantenedoras dos repositórios digitais estabeleçam uma política de forma a assegurar a sua qualidade.
  • Assim, é evidente que um repositórios que aceite pré-prints não terá a mesma qualidade que um repositórios, cuja política informacional exija o depósito apenas de pós-prints e de material revisado pelos pares.

Observa-se, dessa forma, que o cenário oferecido pelos repositórios digitais e pelas publicações eltrônicas, segue os mesmos cuidados que uma revista tradicional, impressa em papel, tem que ter. Não se deve, assim, confundir acesso livre com má qualidade dos trabalhos depositados. As mesmas dificuldades encontradas pelas revistas impressas enfretaram ao longo de sua consolidação, serão também encontradas pelos repositórios de acesso livre.

Anúncios

agosto 13, 2006 - Posted by | Sem categoria |

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: