Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Impactos do movimento de acesso livre no copyright…

Impactos do movimento de acesso livre no copyright


O movimento do acesso livre à informação vem crescendo de forma significativa, provocando modificações não apenas nos paradigmas da comunicação científica, mas também em outras áreas como a do copyright.

Recentemente, foi realizado uma pesquisa envolvendo 1226 autores que submem seu trabalhos em publicações/repositórios de livre acesso como as que seguem: Biomed Central journals, PLoS Biology e PloS Medicine, BMJ e EJCL Essa pesquisa foi realizada na web e dos 1226 autores, 355 responderam à pesquisa, portanto cerca de 29% da amostra total. Essa pesquisa foi realizada por Esther Hoorn e Maurits van der Graaf, respectivamente da University of Groningen, Faculty of Law e da Pleiade Management & Consultancy. O artigo relativo a essa pesquisa foi publicado no site DLib Magazine, edição de fevereiro de 2006, sob o título Copyright Issues in Open Access Research Journals.

Na comunicação científica tradicional, os autores transferem os seus direitos de autor para o editor ou publicador da revista. Essa pesquisa mostra mudanças nas atitudes dos autores que submetem papers nessas publicações. Esther & Maurits chegam à conclusão, a partir dessa pesquisa, que: 1) Esses autores não parecem satisfeitos em transferir os seus direitos de autor para o editor ou publicador; 2) um dos elementos chave é que os autores têm interesse em serem lidos e citados, maximizando, assim, a livre disponibilização dos resultados de sua pesquisa.

Quando foi dado a escolha entre transferir os direitos autorais e manter os seus direitos de autor, verificou-se que 71% dos autores preferiram manter os seus direitos, 22,8% mantiveram-se neutros, 3,9% não sabem e 2,3% preferem transferir os seus direitos de autor para o editor.

Uma outra questão constante dessa pesquisa foi: Quem deveria manipular os pedidos de permissão? 72,1% responderam que cabia aos autores essa manipulação, 6,2% indicaram que essa manipulação caberia às suas instituições, 9,9% deram aos editores essa responsabilidade e 11,8% não souberam responder.

Em seguida Esther & Maurity submeteram aos participantes da pesquisa a escolha de um modelo de copyright dentre 4 modelos oferecidos: (esses modelos serão apresentados abaixo, conforme consta do artigo original)

A) O autor tem permissão para todo tipo de uso, inclusive reutilização com fins comerciais, assim como terceiros têm toda a permissão de uso e reutilização com fins comerciais;

B) O autor tem permissão para todo tipo de uso, exceto para com fins comerciais; o editor da publicação Open Access recebe direitos de exploração comercial; e os terceiros têm todo o direito de uso permitido, exceto com fins comerciais;

C) O autor tem permissão para todo tipo de uso; e terceiros têm todo tipo de permissão de uso se republicar também em repositórios de acesso livre;

D) O autor mantém o direito de exploração comercial; terceiros têm todo o tipo de permissão de uso, exceto com fins comerciais

Os modelos A e C – ambos variações do compartilhamento de copyright com a licença Creative Commons – foram preferidos por 30% dos participantes da pesquisa.

O modelo B – no qual os direitos de exploração são transferidos para o editor – foi preferdo por 13%.

O modelo D – o autor detém os direitos – foi preferido por quase 46% dos participantes.

Cerca de 8% dos participantes não tinha preferência ou não sabia o que fazer.

Esses dados mostram o posicionamento dos autores com relação à comunicação científica tradicional, ou seja, a maioria prefere deter os direitos de autor ao invés de transferí-los para o editor da revista.

Trata-se de um artigo interessante e muito importante, pois apresenta mudanças nos paradigmas da comunicação científica e também nas atitudes dos autores, refletindo o impacto do movimento do acesso livre à informação científica.

Hélio Kuramoto

Anúncios

março 16, 2006 - Posted by | Sem categoria |

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: