Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Agência de informação promove acesso livre a perió…

Agência de informação promove acesso livre a periódicos
Hoje, 13 de março de 2006, recebí mensagem do Prof. Murilo Bastos da Cunho, divulgando o portal criado pelo Centro de Informações Nucleares (CIN) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) contendo mais de 2000 revistas científicas de acesso livre. Nessa oportunidade, parabenizamos o CIN/CNEN pela iniciativa e, também, pela importante contribuição aderente ao movimento de acesso livre à informação científica.

Cabe ressaltar que essas revistas não necessáriamente utiliza o modelo Open Archives, portanto nem todas oferecem a possibilidade de se coletar os metadados dos seus papers . Independente desse aspecto, a oferta desse portal já constitui um avanço significativo na promoção do acesso livre à informação científica no país. Segue a divulgação desse portal:

LivRe! é um portal desenvolvido pelo MCT para facilitar a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos de acesso gratuito na Internet . LivRe! é disponibilizado pela CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear, através do CIN – Centro de Informações Nucleares, para facilitar a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos de acesso livre na Internet.

O portal engloba periódicos científicos, de divulgação científica e boletins técnicos cobrindo todas as áreas de conhecimento. Incluem revistas científicas (journals), revistas de divulgação científica (magazines) e boletins técnicos (bulletins/newsletters). Para cada periódico são registrados a cobertura temporal, o idioma, as fontes onde é indexado, se os artigos são avaliados pelos pares (peer reviewed), comentários opcionais e a descrição feita pelo editor da publicação.
Além da apresentação dos periódicos por letra inicial do título, podem ser feitas buscas por palavras do título e por área do conhecimento segundo a classificação do CNPq . As buscas podem ser refinadas especificando-se a seleção somente de títulos avaliados pelos pares (peer-reviewed) e/ou somente títulos indexados em alguma fonte secundária.

Agora são 2.201 periódicos na crescente coleção, informações mais completas e recursos de busca ampliados são as novidades da nova versão do portal. Fale com o CIN/CNEN e indique novos periódicos para inclusão na sua área, sugira novos recursos ou corrija as falhas que identificar.

Para cada título, são registrados as descrições fornecidas pelo editor, os assuntos e o período cobertos, o idioma de publicação, quais as fontes que indexam os artigos publicados e se os mesmos passam por processo de revisão pelos pares (peer review). Todos estes dados podem ser usados para selecionar e localizar os títulos de interesse.
Criado inicialmente como instrumento do serviço de fornecimento de textos completos do MCT/Cnen , o LivRe! tornou-se de uso público com o lançamento da versão Internet.
Endereço do Portal LivRe!
http://livre.cnen.gov.br/Sobre.htm
Anúncios

março 13, 2006 - Posted by | Sem categoria |

2 Comentários »

  1. Prezado Kuramoto,
    Que boa notícia!!!! Adorei!!!!
    Assim poderei acompanhar melhor o que anda aprontando por aí, diga-se de passagem, para variar, muito boas coisas.
    Um abraço, sucesso e sorte

    Comentário por Lia Baião Feder | março 15, 2006 | Responder

  2. Olá Kuramoto, parabens à voce e a equipe do Ibict pelos projetos desenvolvidos junto ao Ibict e comunidades científicas, muito importante as informações veículadas em seu blog, estarei sempre acompanhando

    Comentário por Edilson Damasio | março 15, 2006 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: