Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Declaração de BerlimEm 2003, realizou-se em Berlim…

Declaração de Berlim
Em 2003, realizou-se em Berlim, durante os dias 20 a 22 de outubro, a Conference on Open Access to Knowledge in the Sciences and Humanities, sob os auspícios do Max Planck Institute. Esse evento deu origem à declaração de Berlim, a qual estabeleceu o seguinte objetivo:

“A nossa missão de disseminar o conhecimento estará incompleta se a informação não for tornada rapidamente acessível e emlarga escala à sociedade. Novas possibilidades de difusão do conhecimento, não apenas através do método clássico, mas também, e cada vez mais, através do paradigma do acesso livre via Internet devem ser apoiadas. Nós definimos o acesso livre como uma fonte universal do conhecimento humano e do património cultural que foi aprovada pela comunidade científica.
Para concretizar esta visão de uma representação global e acessível do conhecimento, a Web do futuro tem de ser sustentável, interactiva e transparente. Conteúdos e ferramentas de software devem ser livremente acessíveis e compatíveis.”

Diversos institutos de pesquisa europeus, pesquisadores e organismos internacionais aderiram a essa iniciativa.

Além disso, essa declaração estabelece um marco importante no movimento internacional de acesso livre à informação, destacando-se a importância de os resultados de pesquisas financiadas com recursos públicos serem de livre acesso. Essa declaração destaca também a importância da convergência tecnológica para promover alternativas de solução para a comunicação científica. A íntegra dessa declaração pode ser lida no link acima, como também no lado direito desse blog, no quadro “Related sites”.

Hélio Kuramoto

Anúncios

março 12, 2006 - Posted by | Sem categoria |

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: