Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Acesso Livre: Embrapa adere definitivamente ao OA

Reproduzo mensagem encaminhada por Fernando Cesar Lima Leite à lista EDICIC informando sobre o lançamento oficial do conjunto de serviços de informação com base nas estratégias do acesso livre.

Está de parabéns a EMBRAPA, um dos poucos institutos de pesquisa a aderir efetivamente ao acesso livre no Brasil. Está também de parabéns o colega Fernando César que trabalhou arduamente para que a EMBRAPA aderisse ao acesso livre. Digo colega porque Fernando César foi um dos nossos consultores no IBICT, por sinal um excelente profissional e entusiasta do OA. Segue a sua mensagem:

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) lançou oficialmente no dia 27/04/11 seu conjunto de serviços de informação de acesso aberto. Mantido pelo Sistema Embrapa de Bibliotecas, que é coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica, e pelo Laboratório de Software Livre, que faz parte da Embrapa Informática Agropecuária, o Repositório Alice (Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa), a Infoteca-e (Informação Tecnológica em Agricultura) e o Sabiia (Sistema Aberto e Integrado de Informação em Agricultura) constituem os principais resultados do projeto “Acesso Aberto na Embrapa”, financiado pela própria instituição de pesquisa.

Repositório Alice é o repositório institucional da Embrapa. Ou seja, lida exclusivamente com a informação científica produzida na instituição, aquela que alimenta e que resulta das atividades de pesquisa. Com o ele, a Embrapa cria vias alternativas de comunicação científica dentro da própria instituição, mas, sobretudo, com a comunidade científica mundial. O sistema, que é interoperável, nasceu com 15.219 itens armazenados (artigos de periódicos, trabalhos de congressos, notas técnicas, capítulos de livros, livros, teses e dissertações, etc). O Repositório Alice está disponível em http://www.embrapa.br/alice.

O Infoteca-e embora não seja constituído de informação científica, representa o reforço da responsabilidade social da Embrapa, onde o conhecimento produzido chega até os mais diversos segmentos da sociedade. A informação gerenciada pela Infoteca-e é aquela sobre as tecnologias desenvolvidas na instituição. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, folderes, artigos de divulgação na imprensa, programas de rádio do Prosa Rural e de televisão do Dia de Campo na TV, etc), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa. O sistema conta hoje com mais de 11.500 itens. Nessa perspectiva, a Embrapa estende os benefícios do acesso aberto para públicos não fazem parte da comunidade científica. A Infoteca-e está disponível em http://www.embrapa.br/infoteca.

O Sabiia, por fim, é o que no jargão do acesso é chamado de provedor de serviços, só que temático. É o primeiro provedor de serviços da área de agricultura do mundo! Trata-se de um mecanismo de busca automatizado que coleta e centraliza metadados de provedores de dados científicos de acesso aberto, previamente selecionados. Essa interface reúne informações sobre agricultura e áreas afins, possibilitando o acesso ao texto integral de milhares de publicações científicas disponíveis em diversas instituições nacionais e internacionais. Hoje, o Sabiia indexa mais de 191.000 de registros de 115 provedores de dados, permitindo o acesso a documentos como livros, capítulos de livros, artigos em periódicos, folhetos, teses, anais de eventos, entre outros. O Sabiia está disponível em http://www.embrapa.br/sabiia.

Todos os três sistemas possuem interface trilíngue (português, inglês e espanhol). Com essa família, a Embrapa, por meio de seus bibliotecários e uma equipe de TI, passa a atuar mais agressivamente com conteúdos livres em ambiente digital de modo a contribuir para a ampla circulação de informação para potencializar a pesquisa e desenvolvimento em agricultura, o desenvolvimento da produção agrícola em nível nacional e internacional.

Fernando César Lima Leite
Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Universidade de Brasília

fernandodfc@gmail.com – fernandoc@unb.br

abril 27, 2011 - Posted by | Sem categoria | , , , ,

2 Comentários »

  1. Pergunto: O repositório Alice substiui o serviço Infoteca-e?
    Observei também, que o Alice ainda não está relação de repositórios do IBICT.

    Comentário por Irvana Coutinho | abril 28, 2011 | Responder

    • Prezada Ivana,

      Não conheço esta relação de repositórios do IBICT e nem quais os critérios adotados para a sua criação. É preciso saber quando ela foi elaborada, pois o lançamento oficial dos serviços de informação OA da Embrapa foi lançado apenas no dia 27 de abril de 2011.

      Pelo que entendi o repositório institucional da Embrapa é o Alice, o que contém informações científicas.O Infoteca-e é um outro repositório no qual contém informações de natureza técnica como cartilhas e outras publicações institucionais. Neste ponto é bom ressaltar a diferença entre a informação científica e a informação tecnológica. A informação científica é aquela usualmente publicada em revistas científicas, nome dado às revistas com revisão por pares, passando portanto pelo ciclo da comunicação científica. A informação tecnológica refere-se a informações sobre tecnologias e processos e não passa pelo ciclo da comunicação científica. Essa é a diferença entre os dois repositórios, ambos convivem paralelamente. Uma leitura mais atenta mostra isso.

      Concluindo, o fato de o repositório da Embrapa não se encontrar na relação de repositórios do IBICT não altera a condição de adesão definitiva da Embrapa ao Acesso Livre.

      Cordiais saudações.
      Helio Kuramoto

      Comentário por Helio Kuramoto | abril 28, 2011 | Responder


Deixe um comentário